terça-feira, 17 de maio de 2011

Ahn, como assim?

Estou acostumada a ouvir muitas coisas totalmente descartáveis no dia-a-dia, de forma geral, vinda de pessoas meio... descartáveis também, mas enfim, ontem uma pessoa olhou-me com os olhos brilhando de alegria (e com um sorriso fascinado também, digno de personagens de anime), e exclamou:






EU VOU COMPRAR UM MOLESKINE! 





Quase chorei de emoção, né. Não fazia a mínima ideia do que se tratava um "MOLESKINE". Se você é um ser humano comum, como eu, e também não sabe do que se trata, antes de descobrir, pense apenas por  um segundo: WTF is a moleskine? O que vem em sua mente quando lê esse nome? Confesso que a primeira coisa que eu pensei foi: Deve ser um desses computadores modernos... Hm... Estranho, eu ainda não ouvi falar. Ou talvez seja alguma coisa meio retrô. - Elementar meu caro, Watson. 

Mas desapontando a todas as expectativas não era nada disso. Não... Não era nada de maquiagens também. Senão minha amiga Cleidi já teria me dito algo sobre. (Para mais informações sobre Cleidi, vide: www.the-petite-lady.blogspot.com) (Merchan na cara dura meixmu, hehehe.) 
Okay, vamos ao que interessa. (Ou não.) O magnífico Moleskine ao qual, meu caro colega se referia é nada mais, nada menos do que isto:



Não, meus caros amigos, apesar de eu também ter pensado nisso, o ponto alto dessa foto não é o iPod. 
Nem a caneta. É a agenda! A AGENDA é o tal impressionante Moleskine. HOLY CRAP.
Ou como dizia Janice...
 

Moleskine é uma marca italiana de cadernos e agendas, que assim como Cotonetes, virou o produto. Sabe?  
Pesquisei A LOT sobre essa tal agenda, com o firme propósito de descobrir porque é tão cara, e descobri que o papel é maravilhoso, a costura é excelente, a qualidade é dos deuses, em outras palavras, não é qualquer agenda. É 'A' agenda. Vale total o preço que se paga. Ok, tem seu mérito. É uma agenda de alta qualidade. Hmm.. Mm.. Talvez você já saiba o que se passa na minha cabeça agora: "Hehehehe"
Mas a melhor parte está por vir. Reparem no marketing:

"O cliente da Moleskine está adquirindo também todo um universo de idéias e conceitos que estão por trás da marca. Em suma, compra junto os valores que a Moleskine tem."

Fora que segundo a própria empresa o caderno deles foi usado por pessoas ilustres como 'Van Gogh, Matisse, Hemingway e Chatwin.' (Se não sabe quem são, please Google it.) U-AU. Parei e fiquei pensando. 'Será... que se eu comprar um desses... serei... tão bem sucedida?'

Um aviso aos céticos e defensores fiéis da Moleskine: Não precisa chamar vossas mães, não estou criticando a marca, apenas estou pensando até aonde o consumismo pode levar uma pessoa a ir. 
Em questão de função, é óbvio que um Moleskine ou um Tilibra desempenham a mesma. O que me leva a crer que nesse caso, o que está envolvido é algo mais do que 'função'. É algo como 'orgulho' de possuir determinado objeto, pelos supostos 'valores' que a marca carrega. Não há problema nenhum nisso, fora o fato que coisas desse tipo fazem pessoas comprarem objetos que não necessitam realmente, e o pior, com o dinheiro que nem possuem. Tsc, tsc. Coisa feia, consumismo.
Bom, de qualquer forma, se a mandinga de ser bem sucedido ao usar Moleskine funcionar, não estranhem ao me ver usando um para o rascunho do TCC. Hehehe.

É isso, aí. 
Beijux.

2 comentários:

Cleidi disse...

Gente eu preciso de uma Moleskine! Que agenda cool! Amiga vc precisa escrever mais, adorei a tua iniciativa...acho que vc tem talento pra isso! Mal posso esperar pelo próximo post. Bjs!

Kanashiro disse...

Essa agenda é tão Cleidi :D